domingo, 12 de fevereiro de 2012

Você faz idéia do que rola na Campus Party?


Hoje é o último dia da Campus Party, evento que reuniu mais de 7 mil apaixonados por tecnologia no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Gente de todo o Brasil se juntou para compartilhar informações, assistir a palestras e oficinas sobre temas variados, como games e internet.Os participantes puderam escolher entre acampar no local, ficar em hotel ou em casa de parentes.
O evento parece competição de criatividade entre donos de computadores, videogames e robôs. Há máquinas de todos os tamanhos,formatos e temas, com personagens como o Coringa. Também dá para participar de
concursos que dão
leia mais >>>
brindes e disponibilizam games de todos os tipos. Veja o que bomba na feira mais nerd do País.

Novidades da feira
Pela primeira vez foi realizada etapa do campeonato de games Intel Extreme Masters. Os melhores jogadores de StarCraft II se classificam para a final.
 Os destaques das palestras foram Sugata Mitra, professor do Massachusetts Institute of Technology, e Vince Gerardis, da série Game of Thrones.
 Os campuseiros elogiaram o dobro da capacidade de conexão disponível e a organização. Repararam que o espaço das oficinas ficou maior e aumentaram banheiros e chuveiros.
 Outra novidade foi a diminuição das filas na entrada. A segurança também estava em peso. Para entrar e sair da área de campuseiros era necessário passar por detector de metais e as malas pelo raixo x.

Não tem só geek
Pedro Regis, 17 anos, que participa da Campus Party com o pai, amante de tecnologia, nega ser geek. "Não curto redes sociais, não vejo utilidade nelas", diz o garoto, que também não costuma usar e-mail. A principal motivação para o garoto deixar sua casa em Porto Seguro, na Bahia, e acampar ao lado de milhares de geeks foi curiosidade e vontade de ouvir palestras sobre astronomia, robótica e conhecer o pessoal do site Jovem Nerd www.jovemnerd.ig.com.br). "Adoro o Nerdcast (específico do site) e outros podcasts como Matando o Robô Gigante e RapaduraCast."

Tá na moda
Não é só computador que tem estilo na Campus Party. Os campuseiros também fazem moda com camisetas de temas nerds, frases geeks e personagens de séries, como Star Wars. Lá a regra é ficar confortável, com short, regata, legging e chinelo. "Tem gente que se sente mais à vontade aqui do que em casa. Alguns ficam até de pijama", relata Gabriel.

Acampamento tecnológico
Mais de 5.000 barracas lotaram o Anhembi. Entre veteranos e campuseiros de primeira viagem, teve quem acertou e errou nos preparativos para o acampamento. Os que levaram muita bagagem se deram mal. A barraca tem espaço só para colchão e pouca mala. Outro desafio é ficar alojado perto dos amigos, já que a distribuição do local é por ordem de chegada.
O calor marcou presença de dia e parecia impossível dormir. No entanto, Gabriel Camargo, 19 anos, conseguiu. "Não sei se foi porque estava cansado ou se o clima ficou mais fresco", conta o garoto, que divide a barraca com o irmão. O garoto participou da feira pela segunda vez junto da turma da Universidade Federal do ABC. Desta vez, levou o irmão Carlos, 12. "Ele ficou tão empolgado ano passado que eu quis conhecer", conta o caçula. Breno Wohlers, 14, da mesma caravana, foi incentivado pelo primo. "É impressionante a quantidade de gente que curte tecnologia."

Eles também estavam lá....
Ronaldo Júnior, 14 anos, quis conhecer a feira principalmente por causa dos palestrantes. "Onde moro (Ponta Porã, Mato Grosso do Sul) não tem esse tipo de evento."
Fábio Destro, 12 anos, convenceu o pai a sair de São José dos Campos (interior de SP) e levá-lo à feira para divulgar seu site , que tem dicas de tecnologia.
Guilherme Tubone, 15 anos, pretende aprender sobre programação e trocar ideia com quem curte o assunto. "A feira é do jeito que eu esperava", revela o garoto .
Pedro Regis, 17 anos, adora podcast e chegou ansioso para o bate-papo com os criadores do Jovem Nerd. "Quero aproveitar ao máximo as palestras e oficinas."

Segurança ao navegar é essencial
A Campus Party também se preocupou com a segurança virtual dos participantes. Por isso, tiveram palestras e debates sobre o tema. O principal, segundo Bruno Rossini, especialista em segurança digital da Norton, é ter anti-vírus, mas só isso não é suficiente. É essencial acessar sites seguros e ter senhas diferentes e difíceis, misturando símbolos, números, letras maiúsculas e minúsculas.
É comum roubo de senhas em site de jogos, compras e lan houses. "Se for a mesma em todo cadastro, a pessoa terá acesso a dados pessoais e poderá se passar por você", explica Bruno. Outra dica é desconfiar de tudo o que enviam pela rede. Se o e-mail ou link for suspeito, não abra. "O risco aumenta quando não há preocupação com o que se acessa. Em um clique o computador pode ser infectado."

Dicas para campuseiros de primeira viagem
Ficou com vontade de participar da Campus Party? Então prepare-se para o próximo ano. Fique atento às inscrições a partir de setembro, pois as vagas acabam em pouco tempo. Se prefere acampar, leve somente o necessário, principalmente saco de dormir ou colchão inflável, roupas confortáveis de frio e calor, toalha e produtos de higiene pessoal. Não esqueça dos documentos e dos carregadores de sua máquina. Para economizar, vale a pena passar no supermercado. Comida na feira é cara.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©FORMA DIGITAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo